quinta-feira, dezembro 13, 2007

O Castelo Animado - Resenha

Eu sei que eu havia prometido falar de Harry Potter e as Relíquias da Morte (talvez não para vocês, mas eu até já havida começado a escrever), até que eu li algo muito melhor: com muito mais estilo, personagens mais interessantes e costumes inexplicáveis que ninguém entende.

Talvez o nome seja familiar: sim, é aquele longa-metragem animado, dirigido por Hayao Miyazaki, que ficou em exibição nos cinemas obscuros de João Pessoa em horários mais obscuros ainda. Se o movie ainda não é familiar, talvez nomes como Princesa Mononoke e A Viagem de Chihiro talvez inflamem mais a memória de alguns leitores. Se não, paciência. Continue lendo para chegar na parte da resenha.

O fato é que o filme é baseado no livro de mesmo nome, da escritora inglesa Diana Wynne Jones (Howl's Moving Castle, publicado aqui pela Record, 318 páginas). E conta a história da jovem Sophie, que destinada ao fracasso por ser a filha mais velha, acaba sendo amaldiçoada pela Bruxa das Terras Desoladas, transformando-se em uma velha de 60 anos. Sem rumo, resolve buscar seu destino e acaba indo de encontro ao perverso mago Howl. Tem-se início assim uma louca jornada dentro do Castelo Animado, onde Sophie tenta livrar-se do feitiço lançado sobre si, ao tempo que cuida da limpeza do castelo e das roupas de Howl, que descobre não ser um mago tão malvado assim.

A linguagem é simples, e cada capítulo é introduzido por "Naquele em que Sophie faz isso, isso e aquilo", o que além de prender mais o leitor, pois dá uma idéia do que está para acontecer, sempre dá aquela sensação de "Ah, não, só mais um capítulo...". Nessa história, fui dormir de duas da manhã noite passada. Só depois que eu terminei o livro.

Se você gosta de histórias com magias, bruxas, magos e personagens charmosos e estilosos (e um tanto chiliquentos), estou certa de que irá adorar O Castelo Animado. Principalmente o final.












Capas da edição brasileira e da edição em inglês, respectivamente. Prefiro a nossa. :)

4 comentários:

Fernanda Eggers disse...

Eu quero, eu quero, eu quero!!! XD

Vou querer o livro emprestadooooo!!!! =D

Ah! E eu gostei mais na versão estrangeira da capa do livro. ;)

Eduardo Costa disse...

Há cinemas obscuros em João Pessoa? O banguê é o único que eu consigo pensar que pode cair nessa categoria e, bem, que exibiria O Castelo Animado.

=D

Deny Carneiro disse...

Owww também quero ler esse!!!!

Deny Carneiro disse...

Owww também quero ler esse!!!!