quinta-feira, abril 05, 2007

Eneida - Cantos II e III




"Preparem-se para a glória!"




E aqui segue a tragetória do herói fundador de Roma. Depois de vagar longa e penosamente por uma tempestade mandada por Juno (ou eu poderia chamá-la de Hera? Acho que não faz muita diferença...), aporta nas praias de Cartago e segue para encontrar a raina Dido. Dido, como toda rainha que se preze, convida o herói para jantar. Mal sabe ela da artimanha perparadas por Afrod... hã, Vênus: escondendo o pequeno Ascânio, filho de Enéias, ela pede que Cupido tome a forma dele e induza no peito da rainha furioso amor.

Enéias suspira, toma mais um bom gole do vinho africano, e a pedido da rainha, começa a contar a história da queda de Tróia.

- Um dia estávamos lutando e no outro dia *ic* PUF! Nada! Os gregos *insira aqui algum xingamento proibido para o horário* simplesmente sumiram! De primeiro achamos que... *ic* era algum tipo de estratégia idiota... mas bem, não é como se eles tivessem muito para onde ir, afinal. Mas o mais estranho era um *ic* cavalo! De madeira, enorme, maior até mesmo que as nossas muralhas! - gesticulava o herói exageradamente, enquanto tomava mais vinho. No fundo, um aedo (aquele sujeito que ficava cantando histórias, acompanhado de uma harpa, e normalmente era cego) cochichou com uma das escravas:

- Depois eu quem invento histórias...

Enéias fingiu que não ouviu, e continuou sua narrativa. Falou que um sacerdote de Posídon tentou convencer o rei a queimar o cavalo, que não se podia confiar nos presentes dos gregos. Mas os troianos, cegos que estavam pelo fim da guerra, não lhe deram ouvidos, e quando uma cobra "que era desse tamanho, juu*ic*uuro!" sufocou e devorou o sacerdote, acharam por melhor deixar o cavalo entrar.

E o resto do dia foi somente festa: a guerra de dez anos, narrada em mais de 8 mil versos por aí, havia finalmente acabado! À noite, enquanto todos dormiam o sono dos justos, os soldados gregos escondidos no cavalo começaram a chacina.

- E bem*ic*, eu achei que havia sido algo pesado que eu comi *ic* antes de dormir, mas naquela noite eu tive um sonho. Heitor, filho de... de... de... como era mesmo o nome dele, do rei de Tróia... bem não importa. Ele era um bom homem. Heitor. Mas o rei também era. Onde eu estava? Ah, sim, eu sonhei com Heitor. Sim, sim. Foi um sonho estranho, na época. Ele disse que eu saísse correndo, pegasse os Penates de Tróia, e fugisse, que um reino me aguardava. Um bom reino, com água, terras férteis e todas essas coisas que se diz em profecias.

- E claro, eu acordei, e vi a cidade queimado. E o que eu fiz?

- Fugiu com sua comitiva? - perguntou um figurante qualquer.

- Claro *ic* que não! Eu sou um guerreiro, oras! Peguei minhas armas! Me juntei *ic* a um punhado de homens e se fosse para morrer, que morresse como homem! Até que resolvemos usar as armaduras dos gregos, matando a maior quantidade deles disfarçados. E essa até que foi uma boa idéia, até o momento em que os troianos passaram a nos atacar. Tivemos que fugir para o palácio do rei... Príamo! O nome dele era Príamo! E foi onde eu o vi morrer pelas mãos do filho de Aquiles. Era um bom homem, o rei. E Aquiles também, apesar de meio esquentado.

- E eis que eu vi Helena: a grande *insira aqui um xingamento bem forte* que causou toda a guerra. Por um momento eu fiquei cego. Sim, eu morreria, enquanto ela iria só jogar um charminho para o marido chifrudo dela e sair ilesa. Ah, não, não. Eu não poderia deixar aquilo passar. Quando levantei a minha espada, minha divina mãe apareceu. Me lembro até hoje das palavras sábias e carinhosas dela.

- Olha aqui, seu mané! Você acha que isso é trabalho desses mortais? Não, meu filho desprovido de inteligência. São os deuses, os deuses que estão fazendo isso. Deixe essa vadia pra lá e vá cuidar da sua família, como um homem de verdade deveria fazer! Pegue seu pai, os Penates de Tróia e vá embora! Entendeu ou quer que eu desenhe?

-
Bem, então eu fugi. Carregando meu pai nas costas, e ele segurando os Penates, e meu filho pela mão. Só que no meio do caminho eu meio que perdi a minha esposa... como era mesmo o nome dela? Bem, ela morreu, não importa. E bem, daí juntei os sobreviventes e comecei a viagem.

- E como foi a viagem? - perguntou a rainha, que já sentia uma coisa estranha no peito quando ouvia o herói falar. Tanta coragem, tantas provações, braços tão fortes, pernas tão bem trabalhadas, e o tanquinho, nem se fala...

- A viagem foi um inferno na terra. No mar, *ic* quer dizer. Na terra e no mar, na verdade. Ulisses? Rá! Ele *ic* deveria agradecer por ter tido uma viagem melhor que a minha! Ficou anos e anos com uma deusa imortal e ainda queria voltar para Ítaca... *ic* cara burro. Vi vários lugares, enfrentei monstros terríveis, ouvi *ic* oráculos dos mais estranhos... mas nunca me preparei para *ic* a morte do meu pai. Ah, meu pai. Era um bom homem, ele também. Como era mesmo o nome dele...? Bem, depois de queimá-lo e fazer toda aquela frescura de ritual fúnebre, segui o caminho. Mas pegamos uma tempestade grande no meio do caminho e agora estamos aqui. Agora, se me permite, rainha... *ic* eu preciso descansar da viagem...

E assim Enéias terminou sua história, se levantou meio trôpego e foi dormir.

9 comentários:

Fernanda Eggers disse...

Adorei o Enéias bêbado!
Que cara mais esquecido! XD

Pernas bem trabalhadas, tanquinho... 300... (mas claro! fala nisso eu só lembro dos modelos da calvin klein e guerreiros nas horas vagas de 300!)

Anônimo disse...

Eita que a mulherada tá com os hormônios a flor da pele :D

Aproveitem -> 300 - It's Raning man

Mas Enéias foi dormir assim, na maior, sem dar nem um pega na moça?

Que caba mais frouxo :P

Fernanda Eggers disse...

Não exatamente à flor da pele, mas é sempre divertido tirar onda dessas coisas! XD

Pois é... Talvez ele seja frouxo, mas talvez estivesse bêbado demais tbm. Vai saber?

Anônimo disse...

O acasalamento é depois, no próximo post. :P

Anônimo disse...

"Acasalamento"?

AUHAUAUAUHUAHUAUAHUAUHAUHAUHA!

Pobre Enéias, deve estar se revirando (imagina aí só o pó se revirando debaixo da terra) com tamanha blasfêmia :P

Anônimo disse...

Mto bommm...
kero msm ver essa copula como vai ser descrita por vc via Allana..
hauhauahauahuahauha..
bjoo

Shuane

Anônimo disse...

Foi um acasalamento sim. Vcs vão entender. =D

Anônimo disse...

Conversa de bêbado ninguém merece. Tava divertido!!

Italo disse...

Oooooou Neeeide!!!
Muito bom!

Adorei o Enéias-Jeremias! =D
É, pois além de estar bêbo com força, como ele mesmo disse: "se fosse para morrer, que morresse como caba homem!"

Muito massa também foi a mãe do Jere... Enéias! Aliás, um bom homem, o Enéias. Sim, sim. O sermão delicado e carinhoso da mãe dele foi rox.

Só uma dúvida, Iulo e Ascânio são a mesma pessoa? I got confused.

Eu não vou dizer que ficou ótimo pra você não ficar com o ego inflado. Ah, não vou dizer mesmo! Nem a pau. Nem que dê o caralho. Digo naaada.

=***