terça-feira, abril 03, 2007

Não deixe ninguém derrubar você

É incrível como certas pessoas parecem ter nascido pra fazerem o mal. Pessoas carregadas de amargura, despeitadas, frias, impiedosas, que transbordam inveja com um simples olhar.
Sou adepta daquela corrente que diz: se não tem nada bom pra dizer, fique calado. E mais, acho que sempre devemos tentar enxergar na pessoa o que ela tem de melhor.

Se não é a mais linda para mim (sabe-se que beleza é algo extremamente subjetivo), vou louvar suas qualidades intelectuais, seu bom humor. Se é dona de cabelos lindos, porque olhar para o nariz que talvez destoe do rosto? Se escreve maravilhosamente, porque comentar que não tem jeito para esportes? Se é a pessoa mais engraçada que você conhece, porque criticar a dificuldade que ela tem com números? Se tem um rosto lindo, porque não apenas elogiá-lo no lugar de acrescentar um “mas ele é tão burrinho” no final da frase? Cada pessoa tem seu potencial. Ninguém pode ser bom em tudo.

Você já viu alguém super belo, inteligente, excelente em esportes, que tem uma genética abençoada podendo comer muitas porcarias sem engordar, com um senso de humor aguçado, educado, com uma família estruturada, fiel, bom caráter, com dotes musicais e defensor da natureza? Que graça teria ser assim? O que motivaria tal pessoa a acordar e pensar em fazer algo melhor, superar uma dificuldade, vencer um obstáculo?

É incrível ver nosso nome numa lista de aprovação de um concurso disputado, mas o gosto é maior quando para isto foi feito um esforço, quando houve uma dedicação, quando trabalhamos para isto e conquistamos tal vitória.

Uma garota que suou na academia e disse não algumas vezes a um doce “desnecessário” vestirá muito mais feliz uma blusinha mais curta do que aquela pessoa que sempre foi magra e nenhum esforço fez para tal.

Uma pessoa que não tem a melhor coordenação motora, mas de tanto treinar faz um lindo solo de guitarra com certeza vibrará mais do que aqueles que têm “o dom”.
Não quero desmerecer as pessoas que conseguem certas coisas de forma mais fácil, ao contrário, quero apenas dizer que todos temos pontos mais fortes e pontos mais fracos, que sempre somos bons em algumas coisas e que teremos que batalhar duro para sermos bons em outras. Eis uma das graças da vida.

Comecei o texto falando sobre pessoas que só enxergam os defeitos alheios, que só nos aparecem com críticas...o que aconselho é: não deixe tais pessoas ofuscarem seu brilho próprio, não deixe ninguém olhar pra você e dizer que você não é capaz de fazer algo.
Também não seja uma daquelas pessoas do início do texto, tente enxergar o que os outros têm de melhor, não as critique desmedidamente e sem propósitos, ajude-as a levantar e...não deixe ninguém derrubar você.


* Dedicado a uma pessoa especial demais pra mim. Acho que uma das mais especiais da minha vida.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ei, tem graça ser tudo isso sim! Meu único defeito é a humildade excessiva...

Falando sério, eu conheci na faculdade o completo oposto dessas pessoas pessimistas.
Nos primeiros dias foi legal conversar com ele, elogiando o melhor de todo mundo, incluindo de mim :D
Mas em uma semana eu já não aguentava mais... tinha hora que parecia puxação de saco, ou de mim (que andava bastante com ele) ou de qualquer outra pessoa.

O meu ponto é: nenhum exagero é bom. Tente sempre ver o lado bom das pessoas, e fale isso pra elas de vez em quando. DE VEZ EM QUANDO, de preferência num dia que a pessoa esteja meio mal.
Veja o lado ruim também, e como exercício intelectual tente ver como o lado ruim realçou e aprimorou outras coisas boas que existem na pessoa. E se a pessoa estiver muito egocêntrica, evidencie esse lado ruim pra ela. Só pra ser chato.

:P

Theoder.280 disse...

Faço suas as minhas palavras: certamente existem pessoas que vivem para tentar derrubar o próximo. Vejo isso constantemente, tanto acontecendo com pessoas próximas a mim, como comigo mesmo, e uma coisa que eu sempre tento passar para meus amigos é a forma como eu lido com tais situações. Não gostou de mim, foda-se, tem quem goste. Ficar dando ouvidos a pessoas que criticam puramente por nada em nada irá me enriquecer. Aceito de bom grado críticas construtivas, mas estas já são bastante raras. Acho que a chave principal para a pessoa ser feliz consigo mesma, é se aceitar como é. Sou baixinho, tenho nariz de pêra e testa de outdoor, bagunceiro, uso rosa, gosto de cozinhar (mas não recomendo a ninguém minha comida), já fiz balé, sou piadista até beirar o inconveniente. Tenho total noção dos meus defeitos, e vivo muito bem com eles - a única diferença é que a maioria dos comentários que escuto, nos quais supostamente estão procurando um defeito em mim, para mim é algo normal, realmente não me incomoda nem um pouco. Como por exemplo comentários quanto as roupas que uso, como se procurassem contar vantagem ou julgar meu senso estético (que reconheço, às vezes, deixar a desejar): garanto que sou homem o suficiente para usar rosa ou baby look e não sentir que isso diminui minha masculinidade - de um modo geral, sou homem o bastante para não sentir tal necessidade de auto-afirmação.

Acho que é isso, todos devem ter noção de quem somos, do que gostamos, e de nossos defeitos, quando temos tal consciência, não há motivos para se incomodar com o que os outros pensam. Não gostou: foda-se. xD

Unknown disse...

"Ligue o "foda-se" e seja feliz!"
XD

Unknown disse...

Ah, claro... eu não assinei...

by Fernanda Eggers

Anônimo disse...

eu estou até um pouco sem palavras , eu achei isso lindo *-* parabéns

Professor Rogério Souza disse...

Cheguei aqui procurando uma citação que falava sobre se amesquinhar diante dos desafios e achei seu texto. Li rapidinho, mas ele falou profundamente a mim. Adorei mesmo e já indiquei para pessoas queridas. Grande abraço pra você.