segunda-feira, maio 07, 2007

Diferenças








"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."










Perfeição é chata, igualdade enjoa...legais mesmo são os defeitos, as diferenças...

Falo rápido e mais alto do que deveria em muitas ocasiões, sou meio exagerada, tenho medo de escuro e de filmes de terror, tenho ataques de gula, sou baixinha, não tenho o cabelo mais sedoso do mundo, sou dramática, consumista.

E então? Esta autopropaganda não pareceu das melhores, não é?
Mas tais defeitos, juntamente com minhas qualidades, minhas características físicas e psicológicas, fazem de mim o que sou; tais fatores me individualizam e me tornam única...Imagina se a única diferença entre as pessoas fossem as digitais dos polegares?

Só você tem aquela sarda no canto do olho, só você tem aquela cicatriz, só você tem aquela voz, só você tem aquele jeito de olhar, só você tem aquele dedo indicador meio torto (isto diz respeito a mim também), só você tem aquele humor negro...pode haver alguém parecido, mas nunca igual.

Se fôssemos perfeitos e iguais não seríamos humanos...e ahhh, como eu adoro os humanos, cheios de manias, de defeitos, de qualidades, de preconceitos bobos, de crenças diferentes, de medos, de anseios, de sonhos, de vida!

O importante é sabermos conviver com tais diferenças, saber respeitar a individualidade dos que nos cercam, apreciar cada pessoa como um quadro único, mas não estático...

É, mais uma novidade, as pessoas mudam, o tempo pode mudá-las, outras pessoas podem mudá-las, o sofrimento, o poder, a fraqueza, a idade...mas devemos tentar conservar a nossa essência e algumas daquelas coisinhas que nos individualizam...saber avaliar sabiamente o que realmente importa e dar valor a estas coisas, a estas características, a estes defeitos, a estas diferenças...

5 comentários:

Fernanda Eggers disse...

Eu tenho os 2 dedos mindinhos aburdamente tortos.
Aliás, 2 não: 4!!! XD

Quem é que não tem uma parte do corpo "torta" (física ou psicológica)?

As pessoas são importantes, especiais, únicas por essas peculiaridades particulares de cada um. Peculiaridades que não são necessariamente defeitos ou qualidades, afinal isso vai depender do ponto de vista de cada um. =)

O mundo seria um lugar fantástico se cada um assumisse sua esquisitisse e soubesse respeitar a esquisitisse do outro, assim como a sua própria.

Italo disse...

Não poderia concordar mais com sua mensagem.

Ah, e no meu caso são os pés - que são "10 pras 2".

Eduardo Costa disse...

Bem, eu mesmo não gosto de ser eternamente responsável por tudo o que cativo. É uma responsabilidade gigantesca e eu não sei se eu tenho peito pra isso. E, eternamente... Calafrios...

Defeitos são apaixonantes sim! E, confesso, uma das melhores partes de um namoro, é achar lindo e maravilhoso os piores defeitos de quem a gente ama. Isso é lindo, lindo, lindo.

Anônimo disse...

Perfeição demais é um tédio da porra. Os defeitos é que fazem o mundo mais divertido. Mas tudo com moderação, defeito demais também é complicado :P

8)

Theoder.280 disse...

Indubitavelmente a perfeição é imperfeita. E o imperfeito, ao meu ver, é o que mais se aproxima da perfeição (deu pra entender algo?). Considerar algo, ou alguém, como perfeito é admitir que este ser possui uma soma de fatores que o torna superior aos demais, como se fosse uma equação, porém tal precisão vai exatamente de encontro com o que torna cada pessoa um ser único, incógnito: a imprevisibilidade (seria este um neologismo? oO). Sem contar que, principalmente quando se fala em vida, os defeitos são muito mais definitivos que as qualidades. Gostar de alguém por suas qualidades é fácil, muito compreensível, mas amar uma pessoa até nos seus defeitos possui um valor incalculável.