quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Sonho de Valsa: Uma Campanha Publicitária que deu Certo



"Sem braço, sem biscoito"




Eu juro como não entendo a atração por essa coisa. Eles conseguiram fazer uma massa de gordura hidrogenada com castanha falsa ficar enjoada, cobriram com um waffle e jogaram um chocolate ao leite um pouco doce demais por cima.

Pra início de conversa, eles começaram a vender para mulheres, em bombonières, e vendiam no peso. Era uma embalagem vermelha estranha, com o nome escrito num selo preto e uma imagem de um violão na frente. Os homens não compravam, era chocolate de mulher.

Passado algum tempo, eles aumentaram ligeiramente o tamanho do chocolate e passaram a vender por unidade. Os homens começaram a comprar, afinal de contas, a empresa vendia uma imagem "apaixonadinha" do chocolate, diziam que era demonstração de amor, colocaram um casal dançando valsa na frente e pronto. Quer coisa melhor? Ao invés de comprar belas caixas de chocolates finos e variados pras namoradas, os rapazes compravam um punhado de bombons e davam de presente, com uma conversa frouxa qualquer e as mulheres achavam lindo.

Nada contra querer economizar um pouco, mas vêem? O que estava se vendendo não era uma imitação barata de chocolate, era uma idéia. Era o tal amor ideal, o romance... É fácil embalar isso, não?

Passado mais algum tempo, o tamanho do bombom diminui novamente (e o preço aumenta). Eles inventam um tal de Sonho de Valsa branco e outro com recheio de morango (desses eu tenho até medo).

Desde que surgiu até os dias de hoje, essa coisinha ruim numa embalagem rosa bem-feita (isso eu admito) tem crescido muito. Acho que aí fica comprovado o poder do marketing e o quão influenciáveis as pessoas são. Mulher principalmente, apesar das mulheres de hoje serem mais inteligentes e incrivelmente menos bestas do que no início/meio do século XX.

Não considero esse bombom um chocolate. Chocolate é algo bom, muito bom, e... bom... o Sonho de Valsa tá ali, do lado da beringela. Fazer o quê, não é mesmo? Mas ainda assim acho fantástico como uma campanha publicitária bem-feita faz um produto decolar, seja ele bom ou não.

Quanto àqueles que gostam do bombom, o que posso fazer? Tem gosto pra tudo nesse mundo, não é mesmo? Nada é perfeito. E, depois, cada um tem que ter seus defeitos. Tem gente que gosta de música ruim, tem gente que gosta de bebida ruim, tem gente que gosta do chocolate ruim.



Esse texto é um daqueles que não devem ser levados tão a sério. Se eu acho o bombom ruim? Acho. Eles fizeram uma boa jogada publicitária para vender o produto? Fizeram. Mas nem venha me dizer que tenho algo contra quem gosta do bombom! =p

8 comentários:

Ivo Brunet disse...

Eu disconcordo.
Não quanto ao sabor do dito cujo, porque a maioria desses chocolates são enjoados mesmo. Mas ao fato de que é apenas uma boa jogada de publicidade. Ele também é, mas não apenas.
Como você mesmo disse, "tem gosto pra tudo", as pessoas que gostam de Sonho de Valsa são maioria sobre os que não, e não adianta empurrar algo que não tenha um mínimo de aceitação.

Ivo Brunet disse...

A quantidade de guloseimas que vêm e vão, mesmo com campanha publicitária massiva, é enorme!
Não dá pra reduzir o pobre Sonho de Valsa a tanto.

Anônimo disse...

Na verdade Fe é a única pessoa que conheço que detesta sonho de valsa...alguns podem achar chocolate, num geral, meio doce demais, outros não gostam de chocolate num geral...mas odiar sonho de valsa??
Estranho!! :PPPPP
Já sei o que te dar num amigo da onça!!
:))

Anônimo disse...

"Num geral"??? kkkkkkkkkkk
No geral!!!
Momento analfabeto!!!
E exagerei na quantidades de "num geral", kkkkkkkkk...
Só acontece porque tô no estágio e estou psicologicamente abalada por isso...queria estar pulando carnaval em Salvador...

Anônimo disse...

Parabéns! Você está oficialmente inclusa no restrito clube das pessoas que não gostam do chocolate Sonho de Valsa... Claro que provavelmente és o único membro, mas tudo bem! A gente releva... ashahshas

=**

Italo disse...

Sonho de Valsa não é o melhooor dos chocolates. Tá, vá lá que você não goste: cada um é cada um, né? Mas colocá-lo ao lado da be-rin-ge-la é inadmissível!! Ah, lembrei que você também não gosta de toddynho, né?
Não se espante se um dia desses a sua casa for invadida por chocolates-mutantes-canibais. Aposto que a "tortuguita" liderará a invasão. =P

Allana disse...

MORTE A TODOS OS SONHOS DE VALSA! \o/

Unknown disse...

Na realidade , vocês estão demonstrando como , a publicidade hoje , aliena as pessoas.