sábado, setembro 30, 2006

Perguntas

Sorrateiramente. Assim ela invadiu o quarto da outra criatura, adormecida em seu divã. Cutucou-a até que acordasse.

- Como você consegue?

- Como?!

O brilho cintilante de Imaginação chegou a diminuir um pouco. Vez por outra a culpavam por criar algo fora dos padrões que, às vezes, por mais estranho que fosse, se mostrava bom; em outros casos, podia ser um tanto quanto maléfico. A culpa não era dela, era de Insanidade Temporária. Que podia fazer se os outros estavam sempre discutindo e nunca notavam quando ela se soltava e tomava conta do Cérebro? Demorava até que Juízo a colocasse em seu devido lugar e restaurasse a ordem normal das coisas, principalmente se Espontaneidade a escondia. Imaginação olhou em volta e viu que não estava sendo acusada de nenhuma maluquice, era Curiosidade quem estava ali, com suas eternas perguntas.

- Como eu consigo o quê?

- Ah, você sabe, Imaginação. Como você consegue imaginar as coisas?

- Bom, é meu trabalho, eu acho. Nasci para isso. Me aproveito das coisas que os departamentos de Visão e Audição mandam, converso com Memória, imagino as coisas e Criatividade as ordena e desenvolve.

- E por que você estava dormindo? Não deveria trabalhar o tempo todo?

- Não, eu preciso descansar também! Não sou de ferro.

- Descansar de quê?

- De tudo, Curiosidade. Eu imagino tudo o que vai ser dito, escrito (a não ser que estejam copiando), imagino o que vai ser feito, imagino os sonhos. E o DSC (Departamento do SubConsciente) me cobra as coisas mais absurdas do mundo. Um monte de gente contrata os meus serviços, você sabe.

- Ah! Tipo quem?

Curiosidade tinha milhões de perguntas! Com seus grandes olhos perscrutadores, estava sempre pronta para captar quantas informações fosse possível; senão, como a própria dizia, "morreria de curiosidade". Juízo e Mal-Humor já haviam cansado de repetir que ela não poderia morrer de si mesma, mas não adiantava.

- Espontaneidade, Bom-Humor, o RDD (Rede de Desenvolvimento de Desculpas)... Às vezes é tanto trabalho que peço ajuda à Insanidade Temporária!

- Mas isso não é proibido?

- Ora, Curiosidade! Você deveria saber disso! Não há nada proibido no Cérebro. Juízo é que é um chato e inventa essas coisas. Sempre querendo controlar tudo! Basta ir até lá, acompanhada de Bom-Senso, de preferência, e Juízo nem vai notar! Está sempre discutindo com alguém mesmo.

- Será que consigo convencer Bom-Senso a visitar Insanidade Temporário comigo? Queria tanto saber umas coisas!

- Por que você não vai lá e pergunta a ele? Aposto como adoraria te acompanhar!

Curiosidade foi, alegre e saltitante como uma criança que acaba de ganhar um ovo de Páscoa, atrás de Bom-Senso. Quais sandices Insanidade Temporária diria? Ou será que ela é mais "normal" que a maioria dos moradores do Cérebro e só se faz de louca? Será que poderia aproveitar que estava nas extremidades e fazer uma visitinha ao departamento de Visão? O Mundo Externo era tão interessante!

Imaginação suspirou e fechou os olhos, pronta para adormecer novamente. Curiosidade era uma gracinha, mas podia ser tão cansativa!

6 comentários:

Fernanda Eggers disse...

Ok, tem gente que já conhece esse texto.
Mas ele é legal e não foi tão divulgado assim! =D

Allana disse...

Qualquer dia eu coloco uma das minhas conversas comigo mesma aqui...

Anônimo disse...

acho que já co nheço esse texto mesmo

Ivo Brunet disse...

Boa!

Anônimo disse...

adoreeeii!

nem duvido q dentro da minha cabeça seja assim mesmo..

Anônimo disse...

nnão me recordo de ter visto antes, e como a primeira impressão é a que fica, fica regitrado como sendo obra do MS. ótimo texto, queria que fose simples assim dividir a conciencia...

quanto ao comentario de Allana, vc voltou a falar com vc mesma, achei que tava brigada :P