quarta-feira, dezembro 13, 2006

São Paulo Limpa ?

Acho que todos nós conhecemos a cidade de São Paulo. Muitos não a conhecem pessoalmente, mas já viram fotos ou já ouviram falar. E a memória que a maior parte das pessoas têm é de uma cidade cinza, sem-graça, pichada e cheia de outdoors.

Oras, os centros empresariais são cinzas e sem-graça, mas acho que em qualquer cidade é assim. A periferia também é cinza e sem-graça, como qualquer outra. Mas há parques, há áreas verdes e há bairros residenciais que são a coisa mais linda! Estive lá esse ano, posso dizer. Mas não estou aqui para defender a cidade de sua "cinzentudez" e "sem-gracice", mesmo porque não há necessidade. Toda cidade tem uma área assim.

Mas sabe os zilhões de outdoors, panfletos e etc? Pois é. Foram proibidos por lá! E eu acho legal! Não tem coisa que eu mais ache chato do que andar na rua e um moleque enfiar um panfleto na minha cara, que ele jogará no chão se eu não pegar e eu jogarei no lixo sem nem ao menos olhar, se eu pegar. É desperdício de papel e causa uma poluição grande. Assim como zilhões de outdoors causam poluição visual.

Veja bem, estou falando isso porque eles não se contentam em colocar os outdoors nos lados das ruas. Eles os colocam em cada buraco que consigam achar. É chato. Imagina, você sai de casa para dar uma caminhada matinal numa pracinha e ao invés de se deparar com plantas, com outras pessoas caminhando, levando seus cães pra passear e outras coisas triviais de caminhadas às 4h da manhã, você é logo bombardeado por propagandas e ofertas e modelos semi-nuas e extremamente maquiadas e retocadas por photoshop para anunciar uma calça jeans. Ou uma sex-shop.

Uma coisa que eu acho: as propagandas nos relógios-termômetro espalhados pela cidade deceriam permanecer. Mesmo porque eu achava uma graça sair do apartamento da minha avó e passar por vários deles, cada um com um personagem diferente de Carros piscando pra mim e me dizendo que são 8h da manhã e fazem 16 ºC.

*Estive em SP em julho, só para explicar.*

Acho bom eliminarem grande parte da poluição visual da cidade. Os publicitários que tratem de bolar propagandas mais eficientes e chamativas para jornais, revistas e televisão. De repente poderiam exibir telões dentro dos inúmeros shopping centers da cidade, fazendo propaganda das lojas (sem som, por favor). Quer lugar melhor pra dizer "compre" pras pessoas do que dentro de um centro de consumo?

Agora só falta cuidarem melhor das aparências dos prédios, praças, jardins adotados...



Para ver a matéria, clique aqui ou então aqui e procure o arquivo com o nome "sao_paulo".


Catedral da Sé, São Paulo - SP

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu já estive em São Paulo também e concordo... quer dizer, devia ser em tudo quanto é cidade.

Só acho uma sacanagem o governo fazer isso de uma vez. Imagina o desemprego? Se tirassem um número x de outdoors, proibissem panfletagem em tal, tal e tal rua... sei lá, coisas assim.


Mudando de assunto, eu tenho que contar das vacas. Elas invadiram Curitiba! Tem vaca até em shopping, vingindo ser de plástico e com decorações estranhas no lombo. A primeira que eu vi tinha um alvo feito no corpo, formado com a palavra (é palavra, isso?) hahaha.

Medo...

Ivo Brunet disse...

Só lembrando que as propagandas nos ônibus continuarão.
Os "outdoors" móveis nos mimosos ainda estarão assegurados, o que pelo menos diminui a possibilidade de caos total nesse ramo publicitário e possíveis pressões.

Fernanda Eggers disse...

E eles tentaram fazer aos poucos, cortar a panfletagem e diminuir o numero de outdoors, mas continuavam aparecendo outdoors ilegais. Se o povo não sabe respeitar uma regra amena, tem que ser na brutalidade mesmo, oras! Fazer o quê?...

Anônimo disse...

Cada dia que passa fico mais convencido que a massa é burra.

Anônimo disse...

Fazer o que? Dance a macarena! Sempre ajuda...