Todo mundo usa máscaras.
* Saudade/ 1- sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, ligado pela memória a situações de privação da presença de alguém ou de algo, de afastamento de um lugar ou de uma coisa, ou à ausência de certas experiências e determinados prazeres já vividos e considerados pela pessoa em causa como bem desejável.
Vim aqui para filosofar sobre este verbete do Houaiss, inspirada pelo evento de ontem (aula da saudade do meu namorado).
Cada pessoa carrega consigo uma gama de experiências, de convivências, de frustrações, de lembranças e estes elementos são alguns dos que compõem um indivíduo e fazem dele humano. Acredito que para que o ser humano seja completo (ou ao menos chegue perto disto) deve sentir esta tal incompletude da qual fala Antonio Houaiss.
A saudade é sinal de que a pessoa experenciou boas coisas, boas fases - há quem tenha saudade até mesmo de momentos difíceis, porque era jovem na época, porque tinha mais energia para lutar, porque ainda acreditava nas pessoas - boas pessoas.
Você pode querer voltar ao passado para recordar tudo isto - quem nunca desejou retornar por um dia ao colégio antigo, à casa da infância, ao programa familiar feito quando a família era maior e você menor? - só não queira viver preso ao passado como se este fosse sempre melhor que o presente, entenda que o que você é hoje é resultado de todas estas experiências e lembranças, que elas fazem parte de você e que o que você vive hoje contribui para o que será amanhã.
Olhar para trás e sorrir ao lembrar de uma queda na calçada de casa brincando de pega-pega; lembrar nitidamente do cheiro do avô que contava histórias e não está mais aqui; ver uma antiga fotografia em que você estava mais gordo, brega e mesmo assim sorridente; ouvir aquela música que seu pai ouvia nos domingos de manhã quando você era criança; lembrar da roupa que usava e do quanto estava nervoso ao encontrar a namoradinha virtual; recordar os 2 ovos por dia que comia quando tinha 12 anos e ainda não tinha colesterol alto; rir das coisas que antigamente te fizeram chorar.
Sentir esta tal incompletude é normal de quem vive e viveu.
Acredito que se alguém passa pela vida sem sentir saudades... ou nunca teve nada ou nunca amou o que teve.
--------------------------------------
Já participou da nossa enquete?
Clique aqui e participe! Chance única de decidir nosso destino!
6 comentários:
Ficou lindo o texto, adorei =)
Ei, filha, gostei do texto!
Não tô muito criativa pra comentários, mas gostei muito!
=**
Saudade é uma palavra que só existe no português. Logo, apenas aqueles que falam português sabem sentir saudade. ^^ Os outros não sabem o que sente ao ponto de nem sequer terem palavras. ^^
Ou toda essa incompletude pode ser confundida com fome! XD
...aquele olhar distante acompanhado por um suspiro. Ah, saudade...
*muito legal o texto, parabens!
Realmente "saudades" so existe no português... apesar disso, quem fala inglês pode dizer que "I miss something...", mas isto apenas traduz o fato de sentir falta de algo.
E as saudades nem sempre traz o fato de sentir falta de algo, é algo mais. Como lembrar de fatos que fizeram parte de algum momento de sua vida, e isto não implica em sentir falta, mas sim de sentir saudades...
Eh... apenas os conhecedores da lingua portuguesa podem realmente usufruir desta overdose de sentimentos.
Boa!
Mas certeza que só existe no português? Nenhuma língua dentre tantas outras?
Então nossa existência seria mais completa, ou então, mais complicada.
Se o conceito não existe, não há sentimento relacionado a ele.
Postar um comentário