terça-feira, agosto 22, 2006

Centro Local de Consumo e Lazer

Esse fim de semana, apesar da minha gripe, fui ao shopping com intenção de jantar e ir ao cinema. Claro que minha surdez momentânea me fez pagar um pequeno mico, durante 2 segundos, até que resolvi que não era eu quem estava pagando mico. Mas já chego lá.

Antes de contar histórias, já notou que...

:: A praça de alimentação parece refeitório de prisão?
Mesinhas todas juntas, uma ao lado da outra, o badejão dos restaurantes. Ao menos as cadeiras não são mais de metal!

:: Você chegaria no andar de cima/de baixo se não fosse pela escada rolante?
Por quê as escadas rolantes precisam ser tão vagarosas? Chega a dar agonia, quando paro para pensar. Ok, a vantagem é que você não precisa fazer esforço, fica paradinho ali, em pé, só olhando as vitrines e ouvindo a música ambiente de baixa qualidade. Em compensação, indo pela escada normal, você adquiriria pernas durinhas (se vai pro shopping com a mesma freqüencia que eu) e poderia tomar aquela caneca de chocolate quente especial sem se preocupar (muito).

:: No sábado você encontra mais crianças do que em creche?
Você chega no andar do cinema e lá estão elas. Todas, inclusive, vestidas de modo muito parecido e muito, digamos, inapropriado. A maior parte delas está ali porque é o "point", elas nem ao menos vão para o cinema! O dinheiro que papai deu quando despejou no shopping só dá pra tomar um sorvete, comprar um chiclete e um chocolate. Ou seja: elas estão ali para assustar. Para fazer tumulto e me deixar com medo de olhar a fila para comprar ingressos.

:: Todas aquelas crianças tem um celular melhor que o seu?
O que aconteceu com o mundo? Tudo bem, a partir dos 13 anos talvez seja necessário que se tenha um celular, pra pedir pro papai ir pegar na porta do shopping às 9h30, mas pode ser aquele que custa R$ 99. Celular com toque polifônico, câmera, secretária eletrônica, escova de dentes e batom? Pra quê? Pra ser quebrado em 6 meses? Eu quebrei meu primeiro celular em 6 meses, mas pelo menos ele custou beeem barato. O segundo demorou um pouco mais, acho que um ano. Enfim, eu não confio um celular-videogame na mão de alguém tão novo. Ainda mais porque acredito, com minha bondade e ingenuidade, que aqueles celulares são dos pais e os pré-aborrecentes pegaram emprestado.

:: Você raramente pode confiar em ser bem atendido em alguma loja?
É shopping center. Todas as lojas são podres de chique. E claro que ninguém vai acreditar que você seja capaz de comprar uma sandália de R$500 se está usando calça jeans e tênis. Não que eu tenha entrado numa loja dessas, acho um absurdo pagar R$500 por uma sandália/saia/biquini. E os produtos nem sempre são bons, mas tem que custar caro, porque a loja é no shopping.

:: O playtime local custa um absurdo?
Três reais pra pegar um bichinho de pelúcia na garra?!? Quanto pra dançar no "Pump"? Uns R$4? R$5? E aquela foto adesiva na qual seu rosto sai distorcido? lembro que quando era criança aquilo custava R$4, hoje custa R$8. Tudo por causa daquelas crianças que fugiram das creches com os celulares dos pais no bolso.

:: Sempre há uma chance de você pagar mico?
Lá estava eu, gripada, com dor de garganta e semi-surda no banheiro. Estou tentando parecer menos doente na frente do espelho e vejo duas meninas com uns 12 anos num banquinho lateral, tirando fotos com a câmera digital. Isso mesmo. Dentro do banheiro. Virei pra minha amiga e falei, crente que tinha baixado a voz:
"Que lugarzinho pra se tirar foto!"
Claro que as pirralhas ouviram. E ficaram chocadas! E o fato delas terem ficado chocadas me chocou. Ora! Tirar fotos num banheiro público? Que vidinha, hein?
Agora eu parei pra pensar: a dona da câmera levou o objeto para o shopping escondida da mãe. E claro que não vai tirar suas fotos caras-e-bocas num lugar aberto. Vai que passa um tio ou um amigo da mãe e comenta com ela mais tarde? Provavelmente dali elas entraram em alguma loja e tiraram várias fotos enquanto provavam roupas, para dizer que usam roupas de grife.

3 comentários:

Anônimo disse...

ahuehuahuhe..
mto boa..

concordo ctg em praticamente tuudo! menos qndo vc disse q acreditava q os pirraios da creche levavam os celulares dos pais, acho q sao deles mesmo.. tem gente em jampa futil o suficiente pa gastar uma fortuna com um cel. pa qm vai qbrar em provavelmente 6 meses.. aiai..

;)

Allana disse...

Eu estou feliz com o meu Nokia 1100. Tão feliz que quero jogar ele no mato, e me livrar de vez desse mundo celularístico.

E qual o problema em ir ao shopping com dinheiro apenas pro sorvete? :P Eu faço isso com mais freqüência do que eu gostaria, hã?

Anônimo disse...

Hahahaha adoro as observações de fefê!!
creio que a escada rolante seja programada bemm lenta para "acalmar" as pessoas e fazer com que elas comprem mais.
quanto as meninas, já passei por um episódio desses de banheiro,mas achei melhor não me meter quando estavm tirando foto com o rolo de papel higiênico aparecendo atrás...

=D