domingo, agosto 13, 2006

Cinema: Assombração

Sim, eu sei que ninguém avisou que iríamos falar sobre cinema, mas lembra que a gente não tinha objetivo? Lembra que iríamos falar sobre o que bem entendessemos? Pois é. E me deu vontade de falar sobre Assombração.

Pra início de conversa, estou numa lan house, no meio do caminho para um lual (don't ask: isso só acontece na minha vida.) e saí do cinema há pouquissimo tempo. Posso adverti-los a não ir para o cinema se você quer só alguns sustos e nenhuma história. Se você aceitar que haja mais do que isso, vá! Vale a pena.

Para que assistiu "Sonhos", de Akira Kurosawa, preste atenção aos efeitos de câmera que são parecidos, muito interessantes e, no filme, são alguns dos responsáveis pela tensão. Alguns outros [efeitos de câmera] lembram "O Chamado".

O filme começa com uma mulher e anotações num quadro. Uma escritora e seus rascunhos. Muda a cena e o estilo: um casal apaixonado num belo bosque. Muda a cena: entrevista de lançamento de um livro, da escritora mencionada acima.

Após lançar 3 livros contando uma história de amor, ela decide lançar um livro sobre assuntos sobrenaturais, intitulado "Assombração".

Enquanto escreve seus rascunhos nos papéis, amassa-os e joga-os fora, escreve a versão que será publicada no seu computador, ela vive situações estranhas, até que é transportada para um lugar completamente diferente da realidade. Um universo paralelo, digamos assim.

A partir daqui a história começa e eu vou fechar meu bico pra não estragar nenhuma surpresa. Depois o povo vem atrás de mim esculhambar porque fiz spoiler.

Sabe de uma? Pule as linhas em vermelho, se prefere descobrir o que acontece nas telas do cinema!



A escritora Chu Xun é transferida para um mundo onde vive tudo aquilo que foi abandonado e esquecido. Desde ancestrais e bebês abortados à brinquedos infantis e personagens não utilizados. Ela será perseguida por um de seus personagens e terá que passar por vários cenários muitissímo bem feitos, cada um representando um tipo diferente de abandono até que possa retornar à sua vida.

Ela é guiada através de diferentes partes desse universo do abandono por uma menina sem nome de aparentemente 8 anos de idade, até chegar à Transição, onde teoricamente Chu Xun poderá voltar pra casa.

Nesse local, há uma tentativa de explicar porque a escritora está ali, quem é a menina e de deixar uma mensagem para aqueles que estão assistindo ao filme, ainda que não fique muito clara, pois não há como progredirmos sem abandonar parte do passado.



Sei de uma coisa: parei com isso de criar personagens e abandoná-los pela metade, não terminar livros e não concluir idéias. Vai que eles inventam de me perseguir de noite? =)

Nome original: Re-Cycle (faz muito mais sentido, inclusive)

Para quem for assistir ao filme: o que diabos acontece no final? A última cena garante a classificação do filme como Suspense (ou Terror, como foi classificado em alguns sites) e rende uma boa lista de discussão. Qualquer coisa, é só clicar ali em contato e fazer o pedido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hmmm, tem cara de ser bom...será que uma pobre menina medrosa como eu sobreviverá?
kkkkkk