quarta-feira, janeiro 24, 2007

Eu tenho Medo
(Trânsito)




Quanto mais queijo, menos queijo.



Ciclistas. Pedestres. Pedestres doidos que saltam na frente do carro. Motoqueiros. Aquele povo que dirige umas lambretinhas e acham que estão indo muito rápido (na incrível velocidade de 40 Km/h). Animais.

Buracos. Passagens estreitas. Carros que andam muito grudados. Carros que andam rápido demais. Carros que andam devagar demais. Gente que não sabe o que quer. Gente que sabe tanto o que quer que nem se importa de dar seta. Gente que sai costurando o trânsito.

Lombadas - fantasma (elas estão ali, ainda que não haja uma única indicação). "Anarelinho" tentando atingir a cota. Me perder num bairro estranho. Ruas que mudam o tempo todo (um dia é mão única pra ir, depois é pra voltar, passa a ser mão dupla e volta a ser mão única de novo). Não saber qual a mão de uma rua.

Motoristas velhos. Motoristas iniciantes (já basta eu nas ruas). Motorista experiente que fica buzinando como se a mão tivesse colada na porcaria da buzina, me faz perder a concentração e deixar o carro morrer. Gente que não respeita nada.

Dirigir é um troço complicado. Não me admiro que a pressão suba horrores quando se está com as mãos no volante, um pé no acelerador e outro pertinho da embreagem. Existem milhões de coisinhas chatas, estressantes, um tantinho amedrontadoras e os outros motoristas não ajudam em nada.

Às vezes se tem a nítida impressão de que as pessoas a sua volta dirigem tão bem quanto ou pior do que você, quando o caso é que, para sua própria segurança, seria melhor se eles dirigissem um pouquinho melhor. Ou ao menos que tivessem consciência de como dirigem e tomassem mais cuidado.

Não sei, sei que se os outros motoristas respeitassem um pouco mais, não fossem tão fominhas e dirigissem um pouco melhor, talvez sair às ruas não desse medo à ninguém.

Exceto, claro no caso de ciclistas e pedestres doidos. Os ciclistas são doidos por natureza. Eles simplesmente se emburacam de qualquer jeito na rua, com a plena certeza de que todos podem vê-los. O caso é que essas criaturas dirigem um trocinho leve e nem um pouco seguro e se metem no meio de uma turba de "armaduras" enormes, em alta velocidade e que nem sempre vão conseguir frear para não mandar o ciclista voando pra cima de outro carro. Muitas vezes a situação no trânsito está tensa, tem um caminhão à esquerda, um carro tentando disputar espaço com ele numa faixa onde só cabe um, você na outra faixa tentando escapar da batida e da sua direita sai um homem com uma bicicleta, surgidos do ar, bem na frente do carro. O que se faz nessa hora é puro reflexo, já que o único pensamento é: "fodeu!"

Já os pedestres doidos dispensam comentários. Eles simplesmente se metem a atravessar a rua, com plena consciência de que "todos podem vê-lo" ao invés de esperar que o carro passe, procurar uma faixa ou um semáforo. Aí acontece um engavetamento e ninguém sabe o que foi!

7 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, todos pensam desta mesma forma, e isto acontece porque, no trânsito, todos acham que estão fazendo tudo da melhor forma possível, coisa que nem sempre acontece. Em alguns dias se dirige aproveitando o visual, observando as coisas que estão ao redor, além do trânsito, fazendo com que se dirija mais lentamente, de forma mais passiva. Já em outros momentos, se está apressado, indo para o trabalho, para aula, ou simplesmente, se quer chegar rapidamente ao destino. A conseqüencia disso é que, seja lá como se está dirigindo, todos vão reclamar, seja por estarem lentos ou apressados. É conseqüencia de uma humanidade que sempre acha que está certa, falta humildade, principalmente... no trânsito.

Anônimo disse...

Eu só sei que por mais louco que seja o trânsito...quero um carro!!!!
Se for um CrossFox Preto ou um New Beatle Roxo Metálico, ótimo!!!
kkkkkkkk

Anônimo disse...

Poxa, qual seria a graça de dirigir se não houvessem pedestres loucos? E ciclistas, então?

Adrenaliiiina

Anônimo disse...

bem vinda ao transito xB
eu, como adoro dirigir, nao me queixo tanto como vc. mas tem coisas que realmente sao chatas... motoristas q não usam sinalização, akeles que freiam 500 metros antes de entrar e vao beeemmm devagar, vc dar seta de que quer entrar e NGM dar espaço (quem for daki que me perdoe, mas paraibano eh MTO mal educado no transito!). mas uma coisa que me deixa extremamente irritado eh qdo estou vindo na BR.. feliz da vida nos meus 100~110km/h (vale lembrar q estou dentro do limite.. mesmo sendo 100, há a tolerancia de 10% XB) e vejo um motorista LERDO na faixa da esquerda.. venho cortando luz.. e ele nada.. tenho q reduzir (ainda cortando luz) e ele nada... enfio luz alta no fdp.. e ele nada! ah, isso me irrita! xB
fora isso, o resto eh soh tranquilidade xB

well..
c'ya o/

=*

Allana disse...

E acredite, essa é, de fato, uma ótima palestra motivacional... =P

Passei na prova teórica do Detran. Mérito, não?

Ivo Brunet disse...

Não sei se era intencional, mas ri do começo ao fim.

Bom, eu gosto muito, muito, de dirigir. Não tenho muito o que reclamar não, mas a coisa muda de figura quando se está num solzinho massa ao meio dia nesse clima pseudo-ameno que vivemos. Sabe aquele episódio, que me esqueci o nome, do Pateta que ele vira praticamente um psicopata por causa do trânsito? Pronto.

E os ciclistas realmente são de uma raça louca por natureza. Ou corajosa por assim dizer, afinal, tem que ter colhões pra enfrentar o trânsito em cima do camelo. Deve ser por isso que a gente quase não ver mulher em bicicletas no trânsito.

Anônimo disse...

João Pessoa tem os motoristas mais mentecaptos da face da Terra. (e isso aí do lado é um 'ponto final')

Em Recife e nas outras metrópoles, os motoristas podem ser agressivos, mas pelo menos são previsíveis. Prefiro dirigir no trânsito dos agressivos que no dos burros.