sábado, janeiro 13, 2007

Winter is coming.




A lua é um grande queijo suíço.




Eu acho que não tenho estrutura para uma boa história. Ou ao menos uma história bem contada.

Sou uma pessoa facilmente impressionável (e nisso eu incluo a minha aversão a filmes de terror e derivados): fico com medo facilmente, me envolvo com um bom enredo, um bom clima... Até hoje eu me lembro que chorei no final de Capitães da Areia, de Jorge Amado, que nunca foi um dos meus escritores preferidos.

Há pouco mais de um ano me apaixonei por Thomas, e no livro seguinte por Robin (e não, não é o do Batman), personagens de Bernard Cornwell na Trilogia do Graal. Em seguida eu me diverti com Nárnia, apesar da pouquíssima originalidade. Então apareceu meu tão querido Drizzt do'Urden, nas palavras de R.A. Salvatore. Depois... bem, eu passei o ano inteiro sem ler nada que realmente me cativasse.

Até essa semana.

A Song of Ice and Fire, série de fantasia medieval, divinamente escrita por George R.R. Martin. Eu ainda não passei dos 15 primeiros capítulos do primeiro livro (são 4), e eu posso dizer que tenho um novo ídolo. E coincidentemente ou não, ele também tem duas letras no nome artístico.

A narrativa é soberba, e os personagens... ah, os personagens. Eles têm defeitos, eles choram - eles são, antes de tudo, humanos. E dramáticos. God, how I love some drama. O livro emociona, alegra, fomenta o ódio por certos personagens e fatos... Se alguém chegou à perfeição em termos de literatura de fantasia, esse alguém é George R. R. Martin.

No entanto, livros bons também me decepcionam. Porque me lembram que eu nunca vou escrever desse jeito.

"Winter is coming" é o bordão de uma casa nobre. E o inverno de Martin dura anos. And I pray to the gods this long winter brings us so good histories.
PS.: Quando eu terminar de ler a série eu faço uma resenha de verdade, não tão apaixonada. xD

3 comentários:

Anônimo disse...

A frase já devia ter mudado.
Devia ter mudado ontem, na verdade, mas ainda não sei qual vai ser o tema.

Anônimo disse...

Não é tão inútil.
Até me deu alguma vontade de ler algo (coisa que, hoje, não tenho nenhuma).

Anônimo disse...

Resenhas devem ser apaixonadas, para o bem e para o mal, morte ao jornalismo "sem opinião" e sem coração :P

Não, não surtei ainda (veja bem, ainda).

Sobre boas leituras, nesses últimos tempos terminei "Freakonomics" e adorei, nada de romance, é um livro sobre como a informação bem mascarada pode esconder as verdades que estão tão fáceis de serem percebidas (as vezes nem tan.to né...) e teve também as crônicas de Artur que você não tá gostando mas que eu adorei :P

Espero ter um tempinho pra ler o George aí, pelo que todo mundo tá falando e também pela minha necessidade de uns romances "medievais" mais centrados nos personagens e na corte do que no mata-mata em si.

Só vou precisar de dias de 72 horas pra dar conta disso tudo =D