quinta-feira, janeiro 25, 2007

O estranho caso do cachorro morto - Resenha




A lua não passa de um grande queijo suíço. E que será comida por ratos alienígenas.




Em um dos meus momentos entre-leituras, li um livro que ganhei no meu aniversário. O estranho caso do cachorro morto, de Mark Haddon. Leitura rápida, interessante. Livro com páginas amarelas sempre são mais fáceis de ler. E a diagramação utilizada nele ajudou bastante.

Christopher Boone é um garoto de 13 anos, 5 meses e 2 dias quando a história começa. Quando fazia sua habitual caminhada da madrugada até o final da rua onde morava, encontrou o cachorro de uma vizinha deitado no chão, como se estivesse dormindo. O único diferencial era que um forcado de jardim atravessava o cão.

A história é contada sob a ótica de Christopher, que depois de ter sido acusado de matar o cão e acabar passando a noite na cadeia por ter agredido um policial, resolver investigar o caso. Até aí nada de original, certo? O inusitado é que nosso garoto, agora de 13 anos, 5 meses e 3 dias é um autista. Em sua investigação, no entanto, ele há de descobrir muito sobre sua própria vida e também de passar por muita coisa, como uma viagem a Londres e um passeio no zoológico.

O livro é estruturado em pequenos capítulos, que ao invés de serem numerados em ordem cardinal (1, 2, 3...) são enumerados na ordem dos números primos (2, 3, 7...). Isso porque o personagem tem uma fixação incrível por matemática, ao ponto de querer fazer o exame avançado de Matemática e Física.

Haddon consegue introduzir o leitor na mente de um autista através de uma linguagem simples e disgressões bastante oportunas. O modo como Christpher explica e vê o mundo ao seu redor é realmente curioso, além de engraçado e às vezes comovente. Eu não deixei de sorrir quando, depois de uma discussão com o pai, o homem pergunta:

"- Christopher, você entende que eu amo você?

- Sim, eu entendo.

Porque amar é ajudá-lo quando ele está com problemas, tomar conta dele, falar sempre a verdade, e o Pai toma conta de mim quando eu estou com problemas, como quando ele foi atrás de mim no distrito policial, cozinha pra mim e sempre me diz a verdade, e isso quer dizer que ele me ama."

PS.: Acho que a gente devia fazer algo como uma Cotação Membrana, pros livros que fôssemos falando aqui.

4 comentários:

Italo disse...

Interessante. Deve ser um livro legal. Sim, faltou o "5" na ordem dos números primos. =D

(siiim, porque EU SOU chato)

Fernanda Eggers disse...

O livro parece interessante!
Mas estou lendo DOIS ao mesmo tempo, deixa eu acabar um deles que pego esse.
A gente podia ter uma outra página pros livros, que funcionasse basicamente como o Membrana, tivesse a mesma cara, os mesmos links etc.
Vamos estudar o caso? =D

Anônimo disse...

Faz tudo aqui mesmo, ficar fazendo site separado pra essas coisas é só pra dar trabalho ;P

Allana disse...

Eu concordo com Maurício ^.^